11/02 - Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura!

Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço. A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade e de moradia.


No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.

Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE.

Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres. Em Florianópolis, a arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram uma casa feita a partir deste produto. Com isolamento acústico, a casa-contêiner tem painéis solares e reaproveitamento de água de chuva, além de tratamento de resíduos.


Na continuidade, a empresa criou o Container Loft, que utiliza dois contêineres reaproveitados, sendo desenvolvida para as necessidades de um casal. O projeto utiliza madeira reflorestada, rodapés reciclados de poliestireno, piso de pvc com base de borracha (pneu reciclado), pintura térmica à base d´ água, iluminação externa em leds, painéis fotovoltáicos (responsáveis por 50% da geração de energia), mosaico que aproveita resíduos de porcelanato e os próprios containers (reutilizados e reciclados).

Escritórios também tem utilizado contêineres com propostas interessantes.

Carretas em eventos são comuns, principalmente em locais com jovens, "gente antenada" ou profissionais de inovação. Ainda, hoje, próximo da minha residência chamou a atenção uma loja-contêiner, aliás foi o motivo principal da ideia de postar sobre este assunto. É um projeto diferenciado. São lojas montadas em contêineres que reduzem significativamente investimentos e ajudam o meio ambiente.


 

As prisões recebem algumas críticas, mas também utilizam contêineres. Questões críticas são iluminação e ventilação, quando não projetadas devidamente.

Ainda, existem outras aplicações, desde escolas, hospitais...

SINDIMÓVEIS-PR / UNIMÓVEIS-PR: Rua Reinaldino S. de Quadros, 367 - Alto da XV - Curitiba-PR-  (41) 3223-5221

Copyright © SINDIMÓVEIS-PR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INTERATA