23/03 - Ter um corretor de confiança é garantia de um bom negócio

O mercado imobiliário está cheio de aventureiros e carente de uma fiscalização mais digna para garantir o bom trabalho dos corretores devidamente credenciados e garantir também um negociação saudável para o comprador. Por isso, a primeira dica para o cliente é não fazer negócio com quem não tem o registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

O comprometimento com os estudos é o primeiro passo de quem quer exercer a função com ética. Vale lembrar que negociar diretamente com a construtura também é algo que infringe a regulamentação. A venda de imóveis é garantida com corretores e imóbiliárias que empreguem o trabalhador devidamente enquadrado nas exigências da categoria. Comprar diretamente do proprietário pode comprometer a transparência da negociação.

O corretor de imóveis tem como função orientar o cliente sobre o bom negócio e isso inclui a segurança jurídica, a segurança da avaliação do imóvel tanto na venda, quanto na compra e a pesquisa da melhor oportunidade de investimento. Isso requer alguns dias para que corretor e comprador possam chegar a um denominador comum.

O cliente deve pesquisar preços e se informar, mas deve ter cuidados com as ofertas mirabolantes e com quem promete muito. Existem boas oportunidades, mas não é milagre. Escolha um corretor de confiança e siga na busca. Passar nas mãos de vários aumenta o risco de encontrar um espertalhão. O mais sensato é ter informações sobre o profissional.

O comprador deve se informar sobre perpectivas de mercado, avalização de acordo com a localização (isso pode variar de rua por rua), tamanho do imóvel, valor do condomínio, vagas de garagem, tamanho do imóvel, ter informações sobre acesso as vias principais, o cenário de segurança e as condições em dias de chuva.

Existem produtos, até das grandes construtoras, que estão com a documentação comprometida e isso também deve ser claro na negociação. Assim como,a cobrança de taxas extras no ato da assinatura do contrato. Cliente nenhum deve pagar a mais por algo que não foi informado.

Em todo o Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações imobiliárias, como estabelece a legislação que regulamentou a profissão (Lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78).

Fonte: http://www.brasilnoticia.com.br/

SINDIMÓVEIS-PR / UNIMÓVEIS-PR: Rua Reinaldino S. de Quadros, 367 - Alto da XV - Curitiba-PR-  (41) 3095-5500

Copyright © SINDIMÓVEIS-PR. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INTERATA